terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Visita técnica




Nossa visita técnica foi realizada em 26/09/2008, a empresa NORSA, que é uma empresa jovem de bebidas fundada em 1998, pela união dos franqueados COCA-COLA nos estados da Bahia, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, ela tem liderança absoluta no mercado de refrigerantes, introduziu e cultiva um modelo de gestão que valoriza a qualidade tanto dos produtos comercializados como também o desenvolvimento e valorização das pessoas.
A diversidade e a qualidade dos produtos COCA-COLA são os diferenciais do portifólio da empresa. A empresa está sempre lançando novidades com novas roupagens, tudo para acompanhar o crescimento dos produtos no mercado, visando realizar os desejos dos seus consumidores.
A COCA-COLA tem um sistema que aprimora o seu desempenho global, buscando trabalhar com maior eficiência e rapidez.
A empresa tem também uma política do SGI (Sistema de Gestão Integrada), que segue rígidos princípios de ética eco-eficiência, e tem como objetivos, como por exemplo:

- Garantir um crescimento com lucro e responsabilidade social;
- Garantir atendimento as legislações, normas e demais requisitos aplicáveis;
- Prevenir a poluição e atenuar os impactos ambientais significativos, priorizando a redução do consumo de água e energia elétrica e outros.

Nova ortografia passará a vigorá em 2009

Passados 18 anos de sua elaboração, o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa promete finalmente sair do papel. Ou melhor: entrar de vez no papel. O Brasil será o primeiro país entre os que integram a CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa) a adotar oficialmente a nova grafia, já a partir do ano que vem.
As regras ortográficas que constam no acordo serão obrigatórias inicialmente em documentos dos governos. Nas escolas, o prazo será maior, devido ao cronograma de compras de livros didáticos pelo Ministério da Educação.
As mudanças mais significativas alteram a acentuação de algumas palavras, extingue o uso do trema e sistematiza a utilização do hífen. No Brasil, as alterações atingem aproximadamente 0,5% das palavras. Nos demais países, que adotam a ortografia de Portugal, o percentual é de 1,6%.
Entre os países da CPLP, já ratificaram o acordo Brasil, Portugal, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. Ainda não definiram quando irão ratificar o documento Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Timor-Leste.
O MEC (Ministério da Educação) já iniciou o processo de adoção da nova ortografia. Entre 2010 e 2012 é o período de transição estipulado pela pasta para a nova ortografia passar a ser obrigatória nos livros didáticos para todas as séries.
Saimbam mais, acessando o link abaixo:

http://www.estadao.com.br/ext/especiais/2008/11/guia_nova_ortografia.pdf

Dicas para ser um bom profissional

Hoje o mercado de trabalho exige cada vez mais conhecimentos, e a concorrência aumenta aceleradamente. Para nos diferenciar dos demais, não podemos ficar parados, esperando que as coisas boas caiam do céu. Temos que correr atrás, mostrar que somos capazes. Não basta ser bom, tem que ser o melhor.
Para ser um bom profissional, devemos ter alguns conhecimentos, são eles: técnico, profissional e pessoal, estar bem informado, ler, elaborando novos saberes só nos trarão benefícios.
Devemos estar abertos para as novidades, aprender, compartilhar idéias, opiniões, construir projetos, e o mais importante, se não deu certo, reconstruir.
Algumas competências são importantes para um bom profissional:

O conhecimento (saber de tudo um pouco);
Habilidades (ter capacidade para realizar os mais diversos tipos de trabalho);
Ser ágil e inteligente, ter valores e atitudes corretas;
É essencial cuidar da imagem, da postura, e do comportamento diante de pessoas que são superiores;
Sempre falar a verdade (ser sincero e verdadeiro);
Discreto (não exagerar no tom de voz, nem usar roupas inadequadas...);
Pontual e Organizado (chegar sempre 15 minutos antes do horário);
Ter clareza em suas habilidades e competências.
Enfim tratar todas as pessoas como gostaria de ser tratado.

Espero que tenham gostado e sucesso para todos.

Abraços

Cristiane Passos

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Planejamento aposentadoria


Para se fazer um planejamento de aposentadoria e ter um final de vida mais tranqüilo não é necessário fazer muito esforço. Podemos escolher entre 2 planos PGBL e VGBL.
- PGBL é a sigla de Plano Gerador de Benefícios Livre.
- VGBL significa Vida Gerador de Benefícios Livre.

Ambos são planos previdenciários que permitem que você acumule recursos por um prazo contratado. Durante esse período, o dinheiro depositado vai sendo investido e rentabilizado pela seguradora escolhida pelo contratante.
A distinção entre eles estar na tributação:

PGBL (Plano Gerador de Beneficio Livre):

Ideal para quem opta por fazer a declaração de ajuste do Imposto de Renda
completa, pois pode ser deduzido no limite de 12% da renda bruta anual.

VGBL (Vida Gerador de Benefícios Livre):

Mais indicado para quem faz a declaração simplificada do Imposto de Renda e quer diversificar seus investimentos, ou para quem deseja aplicar mais de 12% de sua renda bruta em previdência.